Saiba qual é a importância de ter um acompanhamento fisioterápico durante o pós-operatório do fêmur. Veja também onde encontrar clínica de fisioterapia ATM especialista nesse tipo de atendimento.

Todos os anos, o número de fraturas no fêmur cresce, de forma que o estimado é que ocorram mais de 6 milhões de fraturas desse tipo no mundo todo a partir de 2050 (graças ao crescimento acentuado de idosos e casos de osteoporose).

Trata-se de uma condição muito preocupante, principalmente porque metade dos idosos que apresenta esse tipo de fratura não consegue retomar sua independência funcional após o tratamento da lesão, sendo que a mortalidade no primeiro ano após a intervenção cirúrgica pode chegar a 37%.

Observa-se que os pacientes ficam suscetíveis, além da própria fatura, às possíveis complicações decorrentes do pós-operatório.

Ainda que em jovens adultos esse tipo de lesão ocorra em menor frequência, estando ligada a traumas físicos, como acidentes, é preciso voltar a atenção às formas de potencializar a recuperação desses pacientes.

A importância do fisioterapeuta no pós-cirúrgico de fratura no fêmur

Por se tratar de uma condição muito temida, já que costuma ter uma recuperação lenta e pode custar a perda da autonomia na realização de tarefas rotineiras (principalmente em idosos), é extremamente importante procurar um fisioterapeuta capacitado, que saiba ministrar corretamente o melhor tratamento para potencializar o processo de reabilitação.

A fisioterapia é uma ciência que está sendo cada vez mais procurada para atuar na recuperação de pacientes em pós-operatório de fratura no fêmur, seja pela melhora de funcionalidade e ganho de autonomia, como também pela prevenção de novos acidentes decorrentes de uma possível limitação de mobilidade decorrente desse tipo de lesão.

No período hospitalar, a atuação do fisioterapeuta no pós-operatório deve promover todas as orientações em relação à recuperação do procedimento, estimulando sempre o retorno às atividades diárias (sempre considerando o nível de esforço físico envolvido em cada uma), assim, levando à reabilitação e maior qualidade de vida do paciente.

No tratamento desenvolvido pelo fisioterapeuta, têm-se como principais objetivos: manutenção ou restauração da amplitude de movimento das articulações, o alívio da dor, o aumento da força muscular, a redução do edema, a preservação do corpo e a restauração da área através de atividades, sempre visando ao retorno do paciente a funções normais do corpo de forma mais rápida possível.

Benefícios do tratamento para fratura de fêmur com auxílio de fisioterapia

Benefícios do tratamento para fratura de fêmur com auxílio de fisioterapia

É de total importância que o princípio do tratamento, acompanhado de fisioterapeuta, se dê o mais rápido possível, com o intuito de que os resultados sejam mais significativos e apareçam rapidamente.

Dentre os principais benefícios do tratamento, é possível citar:

  • Recuperação funcional mais rápida, já em fase hospitalar;
  • Diminuição dos efeitos maléficos da síndrome da imobilidade, que acontece devido ao prolongado tempo de repouso e imobilização;
  • Melhora do condicionamento cardiorrespiratório e força;
  • Aumento da independência funcional;
  • Melhora na manutenção e percepção dos mecanismos de equilíbrio e proteção corporal;
  • Adiantamento da alta hospitalar;
  • Aumento ou ganho de alinhamento articular e amplitude de movimento;
  • Ganho de força muscular;
  • Mobilização mais precoce;
  • Combate a possíveis complicações respiratórias e cardiovasculares;
  • Prevenção de úlceras de pressão.

Entre em contato com clínica de fisioterapia ATM e tire todas as suas dúvidas

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que conta com time de especialistas preparados no atendimento de pacientes no pós-cirúrgico de fratura no fêmur, atendendo cada caso de forma individualizada, levando em consideração as especificações presentes.

Navegue pelo site para entrar em contato e saber mais sobre fisioterapia ATM.

Confira também: Fisioterapia no pós-operatório de menisco