Os alongamentos são fundamentais para melhorar a flexibilidade de articulações e músculos, diminuindo as chances de lesões. É possível perceber que os alongamentos são necessários, não apenas para começar uma série de exercícios, como também para trazer diversos benefícios para o praticante.

Quais são os benefícios do alongamento para o corpo?

Aumenta a flexibilidade em geral

Quando os ligamentos e músculos se alongam periodicamente, acabam desenvolvendo maior flexibilidade. Isso faz com que tenham um ótimo funcionamento, melhorem o desempenho durante a realização de movimentos rotineiros e consigam evitar complicações que costumam surgir com o avançar da idade.

Esse benefício também é muito positivo para quem pratica atividades físicas, já que os movimentos exigem maior flexibilidade do corpo em geral.

Aquece e prepara o corpo para exercícios físicos

O alongamento ajuda a deixar o corpo mais preparado para uma série de exercícios, principalmente àqueles que exigem bastante dos tendões, já que ocorre um aumento na amplitude dos movimentos e, como consequência, evita-se lesões e dores em diversas partes do corpo.

Melhora a postura

Alongar o corpo, como o próprio nome da técnica sugere, ajuda a deixar a silhueta mais alongada e, consequentemente, posiciona a coluna corretamente. Isso permite minimizar as chances de ocorrer uma lesão e ajuda a manter, de forma correta, a postura.

Como fazer alongamento antes dos exercícios

Antes de praticar qualquer exercício físico, é necessário realizar uma sequência básica de alongamentos a fim de preparar os músculos e se proteger contra possíveis lesões, principalmente durante atividades realizadas em casa (sem acompanhamento de um profissional da área da Saúde).

Os principais passos para alongar o corpo são:

Coluna: sente-se em uma cadeira, com a postura ereta, e segure um lado do encosto enquanto puxa as costas na mesma direção. Realize o movimento em ambos os lados.

Pescoço: ainda sentado, apoie as costas no encosto, permaneça olhando para frente e coloque o antebraço em cima da cabeça, de forma que a mão encoste na orelha. Em seguida, puxe a cabeça em direção ao ombro e permaneça assim por 20 segundos. Faça o movimento dos dois lados.

Quadril e costas: permaneça sentado, porém com os glúteos localizados próximos à beirada da cadeira. Afaste as pernas e mantenha os pés firmes no chão. Desça o tronco devagar, com a cabeça entre as pernas, e tente encostar as mãos no chão.

Pernas: ainda sentado na ponta da cadeira, estique uma das pernas e mantenha o pé apontando para cima. Abaixe o tronco até alcançar a mão no pé. Faça o mesmo movimento em ambos os lados.

Braços e ombros: em pé, entrelace as mãos com as palmas viradas para o rosto. Erga os braços acima da cabeça e vire as palmas para fora. Estique ao máximo e permaneça assim por 20 segundos.

Fisioterapia na Vila Olímpia

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que preza pela qualidade de vida de seus pacientes. Além de fazer uma avaliação completa para saber se a pessoa está apta à realização de exercícios físicos, os profissionais também aplicam técnicas que visam ao combate de dores e de lesões e ao fortalecimento dos músculos.

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