Existem muitas atividades físicas que podem ser praticadas e que vão gerar bons resultados para a saúde do ser humano. Contudo, se você não é muito chegado a praticar exercícios e mesmo assim não quer ficar parado, uma boa ideia de exercício é a caminhada.

A caminhada é um exercício gratuito e que pode ser realizado na intensidade que a pessoa deseja, no seu ritmo, além de poder ser feito em todas as idades, sem exceção. Separar alguns minutos por dia para caminhar vai proporcionar vários benefícios para sua saúde. Entretanto, antes de iniciar, procure uma clínica de fisioterapia de confiança e faça uma avaliação física, veja se você está apto para iniciar o exercício.

Benefícios de incluir a caminha na rotina

A caminhada costuma ser muito recomendada pelos cardiologistas como uma atividade física para emagrecer e manter a saúde do coração, assim como a saúde da mente. Trata-se, ainda, de uma forma de diminuir a ansiedade. Os benefícios dessa atividade são muitos, separamos os principais. Confira a seguir.

Reduz as chances do desenvolvimento de doenças

Manter uma rotina de caminhadas diárias de pelo menos 30 minutos por dia pode reduzir os riscos de muitas doenças. Um exemplo são as doenças degenerativas, como a pressão alta, o diabetes, dentre outras. Esse é um dos motivos de ser uma atividade bastante indicada para pessoas da terceira idade também.

Reduz o estresse

Após um dia cheio no trabalho, uma das melhores coisas é caminhar. Isso vai fazer com que os sentimentos ruins desapareçam, pois você irá movimentar seu corpo e relaxar seu cérebro, aumentando a produção dos hormônios de satisfação e de bem-estar, o que melhora o humor e reduz o estresse.

Perda de peso

Mesmo sendo um exercício leve, a caminhada ajuda no controle do peso corporal, logicamente, se ela for aliada de uma alimentação saudável e equilibrada. Trata-se de uma boa opção para quem deseja começar a se exercitar.

Dá mais força aos ossos e articulações

Quando a pessoa faz caminhadas regularmente, a prática auxilia a estimulação dos ossos, aumentando a sua densidade, resultando, também, em benefícios para as articulações, deixando-as mais fortes. Assim, a caminhada ainda colabora na prevenção  de problemas como osteoporose e artrite.

Relaxa a mente

O momento da caminhada pode ser também aquele em que você se desconecta um pouco do mundo e foca no mundo ao seu redor, na natureza, nas pessoas, paisagens e coisas que te possam te distrair. Focar em elementos externos é uma forma de relaxar a mente e ter novas perspectivas sobre a vida.

Entrada para exercícios mais pesados

A caminhada é a primeira atividade para muitas pessoas que costumavam ser sedentárias, sendo usada como uma porta de entrada para outros exercícios mais intensos. Dessa forma, a pessoa pode ir aumentando o ritmo aos poucos, dando ao corpo tempo para se acostumar com a movimentação, prevenindo lesões.

Faça seu tratamento em uma clínica de fisioterapia de confiança, e aumente o seu bem-estar

É importante, sempre que for iniciar uma atividade física, procurar uma clínica para que um profissional possa fazer uma avaliação antes. Além disso, é essencial se atentar à busca de uma clínica especializada, de renome e confiável, como a SM Care.  

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP localizada no bairro Vila Olímpia que conta com uma equipe de profissionais especializados em tratamentos que proporcionam aos seus pacientes qualidade de vida e bem-estar, tudo de maneira personalizada para o melhor resultado e o maior conforto.

Navegue pelo site da SM Care e esteja sempre atualizado sobre os melhores tratamentos para sua saúde.

Veja mais: Clínica Ibirapuera | Pilates Vila Olímpia | Drenagem Linfática Abdominal